As Melhores sugestões de o que fazer no Porto

Connosco vais descobrir tudo o que fazer no Porto! Sabemos que há muito o que visitar no Porto, desde as antigas igrejas cobertas de azulejos até aos novos bares hipster. Mas não se apresse! Deixe a cidade tomar conta de si. Este lugar tem surpresas para quem estiver disposto a deixar-se levar e viver a vida.

Para nós, o Porto é mais uma cidade de ser do que de fazer. Há um ditado português que diz que o povo do Porto trabalha, enquanto os outros se divertem em Lisboa. E isso é verdade. Os portuenses trabalham longos dias até ficarem velhos e grisalhos, e têm orgulho disso. Nunca os chame de preguiçosos! Mas essa é uma realidade que acontece a portas fechadas, nas antigas casas perto do rio ou até nos grandes escritórios na Maia.

Se não precisa de ganhar a vida aqui, esta cidade é um lugar para desacelerar. Para voltar a usar os seus sentidos. Descobra agora as melhores sugestões do que fazer no Porto e encante-se com a cidade!

Top 10 Sugestões – O que Fazer no Porto

1. Relaxe e beba um Porto Tónico na Ribeira

A Ribeira é onde tudo começou. Referimo-nos ao turismo. Deve saber que antes de 1996, ninguém visitava o Porto. A cidade estava lentamente a morrer e as únicas pessoas que viviam no centro eram as que não podiam sair. Então, de repente, a UNESCO declarou a Ribeira como Património Mundial. E assim se tornou um destino turístico.

Hoje, a maioria das casas foram limpas, os seus azulejos coloridos brilhando ao sol. Os antigos cais transformaram-se em pequenos restaurantes e no deck há artistas de rua de todo o mundo a mostrar os seus talentos.

A única coisa que precisa fazer é escolher onde se sentar e aproveitar o espetáculo. Agora, peça um port-tonic bem gelado. É uma especialidade local.

2. Perca-se nas pequenas ruas de calçada por baixo da Sé

Conhecemos uma senhora muito velha que pagava apenas um euro de renda por mês. Um euro! Por uma casa inteira! Temos que admitir que a casa dela provavelmente era muito pequena. Ela vivia na área por baixo da Sé do Porto.

Oficialmente, este bairro faz parte da Ribeira, mas os turistas não vêm aqui com tanta frequência. Talvez seja porque essas ruas estreitas costumavam ser uma zona perigosa. Agora, é o lugar onde pode sentir o verdadeiro charme portuense. As rendas não podem aumentar a menos que haja um novo inquilino, então a maioria das pessoas que vive aqui tem vivido aqui por gerações.

O resultado? Bandeirinhas de festa penduradas nas vielas durante todo o ano. Um dia, alguém traz um rádio e dança sozinho no meio da rua. Noutro dia, duas senhoras gritam uma com a outra. É sempre uma surpresa o que vai encontrar. Mas aconteça o que acontecer, as pessoas sorriem quando as cumprimenta em português.

3. Descubra todas as obras de arte ao ar livre

O Porto é uma cidade para artistas. Está literalmente em todo lado. Desde as antigas igrejas cobertas de azulejos até à estação de São Bento e as estátuas engraçadas e enigmáticas no Jardim da Cordoaria.

E não se esqueça da arte de rua! Podemos falar-lhe sobre essas obras de arte rebeldes no nosso Tour de Arte de Rua! Por agora, temos um exemplo para despertar o seu interesse. No bairro de Miragaia, há uma parede com uma enorme pintura do rosto de uma senhora idosa. Ela é de lá.

Agora imagine… Ela não fez nada de especial para se tornar famosa. Não era especialmente conhecida pela sua poesia, pelos seus muitos amantes ou por um trabalho importante na cidade. Era apenas alguém que cuidava da sua vida. Mas por alguma razão, em 2015, quando o artista de rua Daniel Eime procurava alguém para pintar, ela disse: “Bem… faz-me a mim!”

Então agora o seu rosto olha para nós de uma grande parede branca perto da Alfândega. Será que surpreendeu os seus vizinhos com este ato? O que pensaram os seus filhos? O seu marido? Qual foi a sua razão para aceitar? Ela vai sorrir para nós, conhecedora, muito depois de os seus vizinhos e ela própria já terem partido.

4. Delicie-se com uma francesinha

A comida no Porto não é exatamente mediterrânea. Nós, portuenses, gostamos da nossa carne bem cozinhada e não temos medo de um pouco de queijo grelhado.

A francesinha é algo diferente. É uma verdadeira festa. É carne combinada com carne e mais salsicha, numa sanduíche. Tem queijo grelhado por cima, acompanhado de um ovo estrelado e um molho secreto feito de tomate, pimentão e… cerveja! Gostamos de finalizar com batatas fritas, embebidas no molho vermelho cremoso. Uau!

Ninguém concorda sobre o melhor restaurante para esta experiência, mas todos adoram o prato. Nos nossos tours gastronómicos, podemos dar-lhe a provar e deixá-lo saborear as nossas adoráveis pastelarias também. Elas são leves, fofas e doces, com um toque de limão na maioria das vezes e uma pitada de canela por cima. Nunca é suficiente…

Melhor francesinha no Porto:

  • Brasão – Um clássico moderno, com várias localizações na cidade. Reserva online recomendada.
  • Lado B – A minha escolha do momento para saborear esta iguaria.
  • Café Santiago – Um verdadeiro ícone da francesinha no Porto.
  • Bufete Fase – Um segredo bem guardado pelos locais.
  • O Afonso – O spot que conquistou Anthony Bourdain.

Se estás à procura da francesinha perfeita, qualquer uma destas opções vale a pena!

5. Degustação de Vinho do Porto

Nenhuma visita ao Porto está completa sem provar o famoso Vinho do Porto. Para uma experiência verdadeiramente imersiva, participe na Visita Guiada Petiscos e Prova de Vinho Porto. Este passeio guiado leva-o a estabelecimentos locais cuidadosamente selecionados, onde pode desfrutar do melhor Vinho do Porto e pratos tradicionais portugueses.

Porquê escolher esta tour?

  • Orientação de Especialistas: Aprenda sobre a história e produção do Vinho do Porto com guias experientes.
  • Sabores Autênticos: Prove uma variedade de vinhos locais e combine-os com pratos tradicionais, como petiscos e especialidades regionais.
  • Perspetivas Culturais: A tour combina degustação de vinhos e gastronomia com histórias fascinantes sobre a herança culinária e cultural do Porto.
  • Conveniência: Esqueça o planeamento; esta tour oferece uma experiência completa com os melhores locais pré-selecionados.

Ao participar nesta tour, irá melhorar a sua experiência de degustação de vinho e gastronomia enquanto explora os segredos culinários escondidos da cidade.

6. Passeios de Tuk Tuk e Walking Tours

Descubra o Porto como nunca antes com um passeio de Tuk Tuk ou uma visita guiada a pé, ideais para explorar os recantos escondidos da cidade enquanto mergulha na sua fascinante história. Estas opções únicas permitem-lhe explorar o Porto ao seu ritmo, oferecendo perspetivas distintas das suas vibrantes ruas e monumentos.

Tuk Tuk Tours
Os passeios de Tuk Tuk no Porto proporcionam uma forma divertida e confortável de navegar pela cidade. Com veículos compactos e ecológicos, pode cobrir mais terreno rapidamente e descobrir alguns dos pontos mais icónicos do Porto.

Porquê escolher uma tour de Tuk Tuk?

  • Conveniência e Conforto: Perfeito para famílias, casais ou grupos, estes passeios permitem-lhe relaxar enquanto aprecia vistas deslumbrantes.

Walking Tours
Para uma ligação mais profunda com a cidade, opte por uma visita guiada a pé no Porto. Caminhar pelas ruas históricas do Porto permite-lhe abrandar o ritmo e absorver verdadeiramente o seu charme e carácter.

Porquê escolher uma walking tour?

  • Exploração Imersiva: Descubra ruelas estreitas, pátios escondidos e obras-primas arquitetónicas que são melhor experienciadas a pé.

7. Suba à Torre dos Clérigos

Desfrute de uma vista panorâmica da cidade ao subir os 225 degraus da Torre dos Clérigos. Um local obrigatório para fotógrafos e amantes de paisagens deslumbrantes.

8. Assista ao pôr do sol

Lembra-se de Forrest Gump, sentado num banco, a falar sobre a sua vida? “A vida é como uma caixa de chocolates. Nunca sabe o que vai encontrar.” No Porto, o pôr do sol é um mistério. Será que o céu vai ficar roxo? Vermelho, rosa, cinzento escuro… verde? Que forma terão as nuvens?

Assistimos ao céu como se fosse um filme e reunimo-nos nos parques da cidade como se fossem cinemas. Então, seja como nós e pegue numa manta. Agora aproveite o doce aroma das castanheiras enquanto vê o mundo escurecer.

Não sabe onde ir? Podemos mostrar-lhe os melhores lugares no nosso Tour pelo Porto. Haverá lojas baratas por perto para comprar alguns petiscos saborosos e uma garrafa de vinho verde ou algumas Super Bocks. Ninguém será capaz de dizer que não é daqui ;)

E se gosta de ver o pôr do sol, mas não quer ficar parado? Podemos levá-lo num Segway Tour especial…

9. Passe pela Livraria Lello à noite

Mesmo que não seja fã de Harry Potter e nunca toque num livro, provavelmente ficará maravilhado com esta livraria de 1916. Porque esta livraria já era especial quando foi construída (até os jornais brasileiros escreveram sobre ela) e nunca mudaram nada desde então.

Naquela época, os homens ricos ainda usavam chapéus pretos e bigodes e debatiam vivamente sobre o estado do mundo com vozes altas e olhares sérios, enquanto as mulheres fumavam elegantemente cigarros em piteiras de madeira preta.

Este era um mundo onde os livros eram a fonte mais importante de informação! Então, as paredes e o teto da Livraria Lello são ricamente decorados e cheios de promessas.

Infelizmente, não será o único interessado em entrar neste edifício neogótico especial. Após décadas de esquecimento, agora há filas na frente da Livraria Lello quase todos os dias. E quando finalmente conseguir entrar, pode ser difícil vislumbrar o estuque pintado, feito para parecer madeira esculpida escura. E até a icónica escadaria vermelha está cheia de gente.

E como pode realmente desfrutar de imaginar conversas com um poeta português do passado, quando as pessoas olham para si de forma estranha por ‘falar sozinho’?

Então, o que recomendamos é: sorria para a fila de turistas em frente à livraria enquanto passa por eles. Depois, volte ao local à noite. Agora, não há ninguém. Os desenhos dourados de Ciência e Arte na fachada de granito brilham à luz amarela da rua. Lindo. Mas é quando olha para dentro da loja através do vidro que a magia acontece. Quão fantasmagórica parece a atmosfera, quão proibido o seu ato de curiosidade.

É quase como se alguém estivesse a olhar para si de volta.

Se depois decidir comprar um bilhete para a Livraria Lello, terá uma melhor compreensão do apelo deste lugar. As pessoas falar-lhe-ão sobre a semelhança com a biblioteca nos livros de Harry Potter, e isso, claro, é emocionante também.

Mas a magia acontece à noite.

10. Apanhe uma onda em Matosinhos

Uma das simples belezas do Porto é a brisa suave num dia quente de verão. Um pouco mais longe, no oceano Atlântico, essa brisa torna-se instantaneamente mais fresca!

Aqui, o Porto torna-se verde, luxuriante e espaçoso. De bicicleta, levará apenas meia hora a chegar do centro da cidade. É um passeio que recomendamos. Passará por restaurantes que servem sardinhas frescas. São grelhadas à sua frente em churrascos voltados para o calmo rio Douro. Mas estamos a divagar…

Surfar, é disso que estamos a falar. Se seguir a linha costeira, há um antigo forte chamado Castelo do Queijo (não pergunte). Atrás dele há uma praia com ondas. Verá um lado diferente do Porto aqui. YEW! Se aproveitar e fizer uma aula de surf numa das escolas de surf, provavelmente descobrirá um novo lado de si mesmo também! Porque surfar é mais do que um desporto. É uma forma de viver. Alguns até chamam de religião. Sairá do oceano com a cabeça limpa e uma perspetiva mudada, com certeza. É algo nas ondas, mano!

Mais Atrações no Porto

Faça compras vintage

Se visitar o Porto, não perca o distrito estudantil. Em Cedofeita, o Porto mostra o seu lado experimental. Está nas galerias de arte na Rua Miguel Bombarda e nas ruas de festa ao redor da Rua de Galeria de Paris. Portanto, se gosta de passar das coisas tradicionais e prefere comer umas panquecas veganas com xarope de ácer ou uma tigela saudável de poké, esta será provavelmente a sua área favorita da cidade. (Embora estejam a surgir alguns locais fixes noutros distritos também…)

De mexicano a asiático a tapas espanholas a havaiano, todos estão representados aqui. Na maioria das vezes com uma abordagem hipster. À noite, as ruas transformam-se numa discoteca ao ar livre. Todos os bares têm um tema diferente, os jovens caminham de um lugar para o outro.

Mas além de comer, beber e dançar, Cedofeita é um ótimo distrito para fazer compras. Um lugar que adoramos é o Mon Pere Vintage. Esta loja vintage escondida vende todas as últimas tendências. De roupas a pochetes a sapatos e acessórios para homens e mulheres, o Mon Pere terá algo do seu agrado. As pessoas perguntarão onde comprou o seu tesouro durante anos. Promessa.

Faça um cruzeiro pelo rio

Sabia que esta imagem perfeita costumava ser uma cobra selvagem, espumante e devoradora de pessoas? Em 1809, cerca de três mil almas morreram afogadas numa ponte que colapsou quando tentavam escapar do exército de Napoleão. Navegar pelo rio Douro era um negócio arriscado e só os pequenos barcos Rabelo tinham uma hipótese de chegar ao seu destino. Mas podemos contar-lhe mais sobre isso nos nossos Walking Tours. Agora, quando está quente, os rapazes locais gostam de pular na água turquesa clara, apenas assustando os peixes. Não se preocupe, o rio comporta-se desde que construímos barragens rio acima.

Se tiver um dia extra para passar, deve realmente explorar o Vale do Douro. Esperamos que já tenha provado um port-tonic ou até uma seleção de diferentes vinhos do Porto. Pode também reservar uma visita às caves de um dos produtores de vinho do Porto no lado de Gaia.

Agora, é hora de ver onde as uvas crescem. Se decidir ir de barco, deslizará por vales verdes e colinas que caem abruptamente até à margem da água. Aqui, um microclima especial ajuda a crescer azeitonas, uvas e amêndoas. A maioria dos passeios para em quintas produtoras de vinho e vilas para saborear a culinária local. Aprenderá muito sobre esta área (Património Mundial desde 2001) e a sua tradição de dois mil anos de produção de vinho doce. Talvez fique um pouco embriagado também… ;)

Faça o percurso até à Batalha

Preste atenção, porque estamos prestes a contar-lhe um pequeno segredo. NÃO precisa de caminhar até ao topo se estiver a divertir-se no cais da Ribeira mas de repente sentir-se atraído pela parte superior da cidade… Há um meio de transporte escondido.

Passará por ele, se ninguém lhe contar sobre ele. Mas se passar pela Ponte Luiz I, verá um pequeno edifício branco que abriga o Funicular dos Guindais. Dentro há a bilheteira para uma viagem íngreme de montanha-russa por 2 euros e 50 que o levará até à Batalha. O passeio segue a Muralha Fernandina do século XIV (rodeada por jardins com laranjeiras) e desfrutará de uma vista panorâmica sobre a Ponte Luiz I enquanto está nisso. Se tem medo de alturas, sentirá algumas borboletas no estômago…

Esperamos que não suficientes para estragar o seu apetite. Na Batalha, pode desfrutar de uma sanduíche bifana suculenta com queijo de cabra derretido no Xau Laura, uma das esplanadas ensolaradas que encontrará. Beba um pouco de vinho tinto com isso. Um pouco mais à frente, perto do Jardim Marques de Oliveira, há uma praça com restaurantes famosos como Santiago, Casa Guedes e Gazela. Aqui pode experimentar o nosso famoso cachorro (um cachorro quente, mas melhor) ou uma Francesinha (dica 4).

Esta também é a área onde o nosso escritório está localizado. Disponibilizamos tours a pé, tours de bicicleta (com e-bikes) e tours de Segway para todos os lugares que adoramos. Se quiser explorar por si mesmo, isso também é possível. Pode alugar uma e-bike ou experimentar um Go-car.

Esperamos vê-lo por aí!